segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Atividade Especial Ditadura Militar no Brasil

Amigos,

para aprofundarmos ainda mais no tema acesse o link abaixo e siga as instruções. Espero que gostem

http://super.abril.com.br/jogo-ditadura-militar/

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Questionário sobre o Filme Mandela

Amigos,

respondam as questões nos comentários abaixo:


terça-feira, 27 de outubro de 2015

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA

CLIQUE NO LINK ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES

http://goo.gl/forms/2puVA5BTbW

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

ATIVIDADE DO FILME "A VIDA É BELA"

Olá,

espero que tenham gostado da nossa seção do "Cine Conhecimento" e admirado o filme ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Agora, consulte as questões abaixo e responda nos comentários.
Bons Estudos.



sábado, 29 de agosto de 2015

Atividade Extra - Jogo Brasil na Segunda Guerra

Amigos,

temos no link abaixo um jogo superinteressante sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.
Clique e vença esse desafio.
http://super.abril.com.br/multimidia/info_510704.shtml

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

ATIVIDADE 4 - Nazismo e Propaganda

No ano de 1936 ocorreram as Olimpíadas de Berlim, na Alemanha. No auge do Nazismo, Hitler e toda a sua estrutura aproveitaram deste evento para propagar os Ideias presentes no Arianismo. Mas existiu um acontecimento que marcou de forma negativa o Nazismo e a sua ideologia racista.

Atividades

Elabore um pequeno texto contendo informações sobre este evento, tipo quando ocorreu, aonde, esportes envolvidos, táticas dos nazistas para propagar os seus ideais nos jogos, etc.

Atenção:

Dedique um parágrafo para comentar a imagem abaixo e a provável reação de Hitler (o que foi isso, quem venceu, que pais representava e porque essa foto foi mal vista pelos nazistas?)

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

ATIVIDADE 3 - PÓS FÉRIAS

Olá amigos,

Após um longo período sem ter o contato com o Blog hoje voltaremos a ativa!
Após nos debruçamos sobre o Revolução Russa e seus desdobramentos utilizaremos a nossa ferramenta virtual para dar início a um novo conteúdo, chamado de Entre Guerras (1920 - 1939), momento entre as duas Gueras Mundiais.

Vivemos uma era em que o Nazifascismo ainda esta muito presente em nosso cotidiano. Grupos que defende essa ideologia se espalham por toda a parte pelo mundo e também pelo Brasil. Utilize a sua ferramenta de pesquisa e responda as questões a seguir:

a) Como são chamados os novos adeptos do Nazismo?


b) Quais as semelhanças destes grupos em relação aos nazistas alemães da década de 1930?

c) Em quais locais do Brasil tem incidência de ataques de simpatizantes do Nazismo?

d) Como os integrantes deste Grupos se identificam?

e) Em sua opinião estas pessoas chamadas de neonazistas seriam aceitas por Adolf Hitler? Explique a sua resposta.

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Fim da Primeira Guerra

Olá amigos,

Acessem o link a seguir e responda as questões em seu caderno.


1) Quando foi assinado o Tratado de Versalhes? Qual o objetivo do documento?
2) Segundo o documento quem foi o grande culpado pela Guerra?
3)Cite três termos do Tratado de Versalhes.
4) Qual foi a reação dos alemães ao ler o documento?
5) O que o Marechal Alemão quiz dizer com "Isto não é a paz. É apenas um armistício válido pelos próximos vinte anos.” ?

sábado, 7 de março de 2015

ATIVIDADE 2

Olá meus queridos colegas,

chegamos ao período que configura o fim do reinado de D. Pedro 2. Esta passagem, bastante conturbada em nossa história, representa também o início da República em nosso país.
Procure ler com atenção as atividades abaixo.

responda as atividades em seu caderno

1) Observe as imagens abaixo:

IMAGEM 1


IMAGEM 2


A) Descreva as imagens.
B) Qual o personagem principal das duas imagens?
C) DESAFIO:  Levando em conta que as charges foram apresentadas no anos finais da Reinado de D. Pedro procure relacionar essas imagens com a queda do Segundo Reinado.

2) Pesquise e anote em seu caderno as seguintes questões:
a) Quem foi o primeiro presidente do Brasil?
b) O que foi a República da Espada?
c) Desenhe em seu caderno a primeira bandeira brasileira feita logo após a proclamação da república


segunda-feira, 2 de março de 2015

ATIVIDADE 1

FIM DO BRASIL IMPÉRIO

Poste as respostas no comentário abaixo da atividade.

A Igreja e o Exército contra o Império
Os dois pequenos textos transcritos abaixo relatam-nos como se desenvolveram duas das principais crises – a religiosa e a militar – que apressaram o fim do Império e a proclamação da República.

A batina contra o império (A Questão Religiosa)

A década de 1870 assistiu ao começo da crise que acabaria com a Monarquia constitucional no Brasil. Um episódio especialmente importante marcou a vida política brasileira no início daquela década: a chamada Questão Religiosa. Ao mesmo tempo que servia como um dos pilares básicos de sustentação do trono, a Igreja estava submetida ao Estado pelo regime de padroado, segundo o qual o imperador nomeava os bispos e remunerava os sacerdotes. Isto fazia com que, na prática, os religiosos fossem funcionários do governo. Como instituição ativa e com vida própria, porém, a Igreja mostrava-se alarmada com a presença da maçonaria, anticlerical por natureza, nos altos círculos do poder imperial. Seguindo a orientação do Vaticano, que combatia a maçonaria e as idéias liberais, os bispos de Olinda, frei Vital Maria, e de Belém, dom Antônio de Macedo Costa, proibiram que os católicos de suas dioceses participassem de atividades maçônicas, perseguiram os padres desobedientes e precipitaram uma crise de proporções nacionais. O Império, procurando demonstrar firmeza no trato com seus subordinados, posicionou-se favoravelmente aos padres punidos e, em 1874, prendeu e condenou os dois bispos a quatro anos de prisão e trabalhos forçados. A atitude da Monarquia não só originou um atrito diplomático com o Vaticano, como estimulou as forças de oposição na Igreja. Nem mesmo a anistia aos dois bispos, decretada no ano seguinte por d. Pedro II, conseguiu reverter as más relações entre o clero e o Império.

A farda contra o Império (A Questão Militar)

Os incidentes que, na década de 1870, indispuseram a Igreja e o Império estavam já mais ou menos superados quando ocorreu a chamada Questão Militar. Na realidade, foram vários episódios que deterioraram as relações entre a Monarquia e os militares e que afastaram o Exército do Governo. A oficialidade voltou  da guerra do Paraguai consciente de sua importância na vida nacional e disposta á ação política. Mais de uma década após longos anos de combate no Paraguai, os militares estavam cada vez mais desolados com a corrupção existente na vida pública e na política monarquista. Aos poucos, foram se considerando incumbidos de uma missão salvadora, em que a dignidade da farda se opunha aos políticos civis, os “casacas”, “aproveitadores da miséria do País”. O ponto de partida para as questões militares foi a proibição, em 1884, aos oficiais do Exército de se manifestarem publicamente por meio da imprensa sem a devida licença do ministro da Guerra. Entre 1884 e 1887, o Império pressionou e puniu os oficiais que desobedeceram a esta orientação. Chefes influentes como o tenente-coronel Antônio de Sena Madureira, o coronel Ernesto augusto da Cunha Matos e até mesmo o marechal de campo Manuel Deodoro da Fonseca foram perseguidos. A repressão imperial aumentou a agitação política nos quartéis e empurrou ainda mais os militares para as idéias republicanas. Poucos anos depois, a corporação não hesitaria em depor a Monarquia, abrindo fogo contra seus inimigos.

Questões sobre o texto:
I – O que era o regime de padroado?
II – O que fizeram os bispos de Olinda e de Belém em relação à maçonaria? Qual foi a atitude do governo imperial em relação ao caso?
III – Quais os episódios que deram origem à Questão Militar?
IV – O que fez o Império diante a desobediência dos militares do Exército?
V – Quais as conseqüências da repressão Imperial?