segunda-feira, 30 de outubro de 2017

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Atividade sobre Guerra Fria


Leia o texto e responda as questões a seguir:

Guerra Fria






A Guerra Fria, que teve seu início logo após a Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991) é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, disputando a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
Causas


A União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Enquanto os Estados Unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.


Com o fim da Segunda Guerra Mundial o contraste entre o capitalismo e socialismo era predominante entre a política, ideologia e sistemas militares. Apesar da rivalidade e tentativa de influenciar outros países, os Estados Unidos não conflitou a União Soviética (e vice-versa) com armamentos, pois os dois países tinham em posse grande quantidade de armamento nuclear, e um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, possivelmente, da vida em nosso planeta. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coréia e no Vietnã


Com o objetivo de reforçar o capitalismo, o presidente dos Estados Unidos, Harry Truman, lança o Plano Marshal, que era um oferecimento de empréstimos com juros baixos e investimentos para que os países arrasados na Segunda Guerra Mundial pudessem se recuperar economicamente. A partir desta estratégia a União Soviética criou, em 1949, o Comecon, que era uma espécie de contestação ao Plano Marshall que impedia seus aliados socialistas de se interessar ao favorecimento proposto pelo então inimigo político.


A Alemanha por sua vez, aderiu o Plano Marshall para se restabelecer, o que fez com que a União Soviética bloqueasse todas as rotas terrestres que davam acesso a Berlim. Desta forma, a Alemanha, apoiada pelos Estados Unidos, abastecia sua parte de Berlim por vias aéreas provocando maior insatisfação soviética e o que gerando a divisão da Alemanha em Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental.


Em 1949, os Estados Unidos juntamente com seus aliados criam a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que tinha como objetivo manter alianças militares para que estes pudessem se proteger em casos de ataque. Em contra partida, a União Soviética assina com seus aliados o Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental.


Entre os aliados da Otan destacam-se: Estados Unidos, Canadá, Grécia, Bélgica, Itália, França, Alemanha Ocidental, Holanda, Áustria, Dinamarca, Inglaterra, Suécia, Espanha. E os aliados do Pacto de Varsóvia destacam-se: União Soviética, Polônia, Cuba, Alemanha Oriental, China, Coréia do Norte, Iugoslávia, Tchecoslováquia, Albânia, Romênia.

Origem do nome

É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear.

Alemanha dividida, Berlim e o Muro como símbolo da Guerra Fria.

A Alemanha, por ter sido o centro, durante a Segunda Guerra, do inimigo que se tornou comum tanto às potências ocidentais, pautadas pela ideologia liberal e capitalista, quanto à União Soviética comunista – isto é, o Nazismo –, sofreu uma grande crise política (além da econômica) a partir de 1945. Depois da guerra, os EUA, França, Inglaterra e URSS dividiram o território alemão entre eles, procurando assim estabelecer as suas respectivas zonas de influência. Criou-se então dois Estados Alemães, um ocidental – aliado do “bloco capitalista” – e outro oriental – aliado do “bloco socialista/soviético”.


A capital, Berlim, ficou do lado oriental, comunista. Porém, também foi dividida por contar da disputa por influência ideológica. O lado ocidental de Berlim, a partir de 1961, foi completamente circundado por um muro de três metros de altura, feito de concreto e arame farpado, construído pelos comunistas. Esse muro passou a impedir que as habitantes berlinenses, tanto de lado ocidental quanto do lado oriental, pudessem transitar livremente por ambos territórios.


Outras características da Guerra Fria

A criação da ONU (Organização das Nações Unidades), em 1945, também é um dos acontecimentos centrais da Guerra Fria. A ONU foi criada a partir da antiga Liga das Nações. Como entidade globalista com objetivos variados, dentre eles, “garantir a paz” entre as nações e promover políticas de caráter humanitário, a ONU tem importância relevante até os dias de hoje. Sua Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, promulgada em 1948, influencia constituições do mundo todo, ao longo do século XX. O papel da ONU na Guerra Fria foi mais intenso e cheio de contrapartidas. A URSS, por exemplo, fez parte dela, em seu início, mas foi afastada posteriormente.

Outros fatos importantes foram a criação do Estado de Israel, em 1948 – que provocou uma onda de guerras com os países vizinhos, como Egito e Líbano, nos anos seguintes –, os golpes de estado na América Latina, inclusive no Brasil, e as guerras locais, sobretudo na Ásia e na África. Neste último ponto, destacam-se as guerras pela descolonização de países, tanto da África quanto da Ásia. Além disso, a disputa por zonas de influência também demandaram outras guerras locais. As mais famosas são a Guerra do Vietnã e a Guerra das Coreias.

As técnicas de espionagem, infiltração, subversão e desinformação das agências de inteligência da União Soviética, a KGB, e dos Estados Unidos, a CIA, também tiveram papel significativo durante a Guerra Fria. A perseguição a comunistas nos EUA e na América Latina, bem como a deserção de membros da KGB e sua fuga para países ocidentais foram muito comuns neste período.

Somam-se a estes acontecimentos, outros, como as denominadas “Corrida Espacial” e “Corrida Armamentista”. O astronauta soviético Yuri Gagarin foi o primeiro ser humano a ir para o espaço no ano de 1961. Em 1969, astronautas americanos conseguiram ir à Lua, pisá-la pela primeira vez, instalar equipamentos científicos e extrair amostras para serem analisadas.

QUESTÕES:

1) O que foi a Guerra Fria?


2) Por que recebeu este nome?


3) Quais os dois sistemas econômicos envolvidos neste conflito?


4) Como a Alemanha e Berlin foram afetadas pela Guerra Fria?


5) Observe a imagem abaixo



Explique a charge tendo como base o que foi a Guerra Fria.

6) Desafio:

Quais histórias ou personagens em quadrinhos tem relação com a Guerra Fria?

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

O Samba na Era Vargas


Samba Na Era Vargas

Amigos ,

A atividade de hoje esta relacionada ao estudo de um dos gêneros musicais mais conhecidos em nosso país. Tradicionalmente conhecido em nosso país, o samba nem sempre gozou de prestígio frente ao poder público. Até a Era Vargas o samba era proibido de ser tocado, pois era algo aliado a malandros e favelados. Foi durante o Estado Novo que o samba é liberado pelo governo, se tornando um instrumento de propaganda governamental.

Acesse o link abaixo e responda as questões a seguir:

http://historianovest.blogspot.com.br/2009/01/getlio-vargas-e-manipulao-do-samba.html

1) Como o samba era visto antes da Era Vargas? Porque isso ocorria?

2) Qual a primeira rádio que vai destacar o samba em sua programação?

3) Quais os principais temas dos samba da Era Vargas?

4) Qual instituto era responsável por regular as letras das canções?

5) Pense: porque Vargas passou a apoiar o artista popular?

Atividade 2

Acesse o link abaixo sobre a criminalização do funk

a) Quais os argumentos utilizados para proibir o funk?

b) O que você acha do tema?

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

IFET 2018

Olá amigos,

estamos chegando em um momento importante no nosso ano. Além de estarmos iniciando o nosso 3° trimestre, com trabalhos e avaliações, é o instante também de abrirmos os nossos horizontes e dar outros rumos em nossas vidas. O IFET é uma destas opções interessantes que pode modificar a vida dos futuros ingressos.

No IFET existe a possibilidade de estudar e aprender uma profissão de forma totalmente gratuita, em um dos melhores colégio do Brasil e bem próximo da sua casa. Para tanto, o IFET abriu inscrições para o processo seletivo com diversas áreas.

Para ajudar a escolher um ramo de conhecimento coloquei as áreas presentes no IFET Juiz de Fora. Leia as áreas e escolha uma que você mais se identifique.
Coloque a sua opção nas respostas abaixo, além de uma justificativa para a sua escolha.


ATIVIDADES

Enviar para o meu e-mail qual opção você escolheria explicar o porque. Caso não deseje participar do processo seletivo também deve enviar uma mensagem explicitando os motivos de não aproveitar dessa oportunidade.

O texto do e-mail deve ter no mínimo 6 linhas

Endereço do e-mail do Anderson

amororo.his@gmail.com


Áreas Profissionais

Técnico em Edificações e futuros salários

Técnico em Informática e futuros salários

Técnico em Eletromecânica e futuros salários

Técnico em Eletrotécnica  e futuros salários

Técnico em Mecânica e futuros salários

Técnico em Metalurgia e futuros salários