domingo, 17 de agosto de 2014

ATIVIDADE 3 - revisão

Revisional

1) Cite duas características do processo eleitoral durante a República Velha.

2) Sobre a República da Espada responda:
a) Por que recebeu este nome?
b) Quais os presidentes ocupantes neste período?

3) Sobre a Revolta da Vacina Responda:
a) Quando ocorreu?
b) Objetivos

4) Cite 2 diferenças entre o processo eleitoral atual e  o apresentado durante a Republica Velha.

5) Quando e aonde ocorreu a Revolta de Canudos?

6) Explique com suas palavras o que foi o voto de cabresto.

7) O que foi a Política dos Governadores?

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. 1: A Primeira República Brasileira, normalmente chamada de República Velha (1889-1930)

    Características :
    Ampliação do voto assegurado pela constituição de 1891; Apogeu do Coronelismo. O governo controla e manipula o processo eleitoral visando a consolidação oligárquico-republicana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2: Muitos consideram a República da Espada o primeiro período ditatorial no Brasil. As figuras chaves da época foram os marechais Floriano Peixoto e Deodoro da Fonseca. A repressão era forte contra os levantes populares e os simpatizantes de Dom Pedro II.


      3: Revolta da Vacina foi uma revolta e manifestação popular ocorrida entre 10 a 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro, Brasil1 . O início do período republicano no Brasil foi marcado por vários conflitos e revoltas populares. O motivo que desencadeou isso foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola.

      B: Na revolta da vacina, o objetivo dos revoltosos era não ser vacinado...e isso foi causado pela falta de divulgação do governo sobre a importância da vacina (não houve campanha sobre o assunto)... além disso, o uso de vacinas era novidade na epoca e a população achava que poderia ser alguma trama do governo para matar, esterizilar, etc...
      Outro problema era que a vacinação foi feita sob violência, com os vacinadores invadindo as casas, juntamente com a polícia... além disso havia o problema do pudor, pois numa epoca em que não se via nem o tornozelo feminino, imagine o escandalo que era ser vacinado nas nádegas!!!

      4: consolidação do modelo republicano federalista e a ascendência das oligarquias agrárias ao poder fez surgir um dos mais característicos fenômenos sociais e políticos do período: o coronelismo. O fenômeno do coronelismo expressou as particularidades do desenvolvimento social e político do Brasil. Ele foi resultado da coexistência das formas modernas de representação política (o sufrágio universal) e de uma estrutura fundiária arcaica baseada na grande propriedade rural.

      O direito de voto estava assegurado pela Constituição, mas o fato da grande maioria dos eleitores habitarem o interior (a população sertaneja e camponesa) e serem muito pouco politizados levou os proprietários agrários a controlar o voto e o processo eleitoral em função de seus interesses.

      O "coronel" (geralmente um proprietário de terra) foi a figura chave no processo de controle do voto da população rural. Temido e respeitado, a influência e o poder político do coronel aumentavam a medida em que ele conseguisse assegurar o voto dos eleitores para os seus candidatos. Por meio do emprego da violência e também da barganha (troca de favores), os coroneis forçavam os eleitores a votarem nos candidatos que convinha aos seus interesses.

      5: Guerra de Canudos, ou Campanha de Canudos1 , foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897,então na comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.

      A região, historicamente caracterizada por latifúndios improdutivos, secas cíclicas e desemprego crônico, passava por uma grave crise econômica e social. Milhares de sertanejos e ex-escravos partiram para Canudos, cidadela liderada pelo peregrino Antônio Conselheiro, unidos na crença numa salvação milagrosa que pouparia os humildes habitantes do sertão dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social.

      6: voto do cabresto=O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública. É um mecanismo muito recorrente nos rincões mais pobres do Brasil como característica do coronelismo.

      7: A Política dos Governadores foi um acordo existente durante os primeiros anos da República Velha, em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições, e em troca estes, fazendo uso de seus coronéis, elegiam bancadas pró-Governo Federal para a Assembléia Legislativa, de forma que nem o governo federal, nem os governos estaduais enfrentassem qualquer tipo de oposição. Esta política foi a progenitora da política do café-com-leite, e certamente moldou diversas práticas políticas no Brasil atual.

      Excluir
  3. 1) Na República Velha, a barra era pesada, beneficiando quem estivesse no poder. O voto não era secreto, o sujeito poderia ser preso até acabar a eleição, os mesários eram ligados a candidatos , as cabines eleitorais podiam ser colocadas em locais sob a influência de candidatos. No interior, havia o "voto de cabestro" e os "currais eleitorais". Votava-se em que o "coronel" ( chefão local ) mandava: os eleitores ignorante assim o faziam. Se não fizessem podiam ser presos, assassinados, intimidados etc.
    Na República havia eleições diretas, mas não havia democracia. Valia a vontade dos chefões políticos que fraudavam à vontade. Aliás, é bom que se diga: TODAS AS ELEIÇÕES NA REPÚBLICA VELHA ERAM ROUBADAS. O governo fraudava para seus candidatos, a oposição idem pra seus candidatos.
    2) a- Recebeu este nome pois pela primeira vez, o Brasil foi presidido por militares.
    b- Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
    3) a- Ocorreu entre 10 a 16 de novembro de 1904
    Na revolta da vacina, o objetivo dos revoltosos era não ser vacinado...e isso foi causado pela falta de divulgação do governo sobre a importância da vacina (não houve campanha sobre o assunto)... além disso, o uso de vacinas era novidade na epoca e a população achava que poderia ser alguma trama do governo para matar, esterizilar, etc...
    Outro problema era que a vacinação foi feita sob violência, com os vacinadores invadindo as casas, juntamente com a polícia... além disso havia o problema do pudor, pois numa epoca em que não se via nem o tornozelo feminino, imagine o escandalo que era ser vacinado nas nádegas!!!
    4) Antigamente mulheres não votavam e os votos eram aberto, e hoje em dia as mulheres já podem votar e os votos são fechados.
    5) Entre 1896 á 1897, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.
    6) O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública. É um mecanismo muito recorrente nos rincões mais pobres do Brasil como característica do coronelismo.
    7) A Política dos Governadores foi um acordo existente durante os primeiros anos da República Velha, em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições, e em troca estes, fazendo uso de seus coronéis, elegiam bancadas pró-Governo Federal para a Assembléia Legislativa, de forma que nem o governo federal, nem os governos estaduais enfrentassem qualquer tipo de oposição. Esta política foi a progenitora da política do café-com-leite, e certamente moldou diversas práticas políticas no Brasil atual. (Levi)

    ResponderExcluir
  4. 1-A indústria cosmética está falando sobre um revolucionário tratamento para rugas que inibe os sinais de envelhecimento.
    2) a- O período inicial da República brasileira, de 1891 a 1894 é conhecido como República da Espada. Foi um período governado por dois militares.
    b- Os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.

    3)a- Ocorreu entre 10 a 16 de novembro de 1904.
    b- O objetivo dos revoltosos era não ser vacinado.
    4)Como conseqüência da Proclamação da República em 1889, o Brasil adotou o republicanismo como forma de governo e o presidencialismo como sistema de governo. Este modelo só viria a ser aprovado diretamente pela populaçã.
    5)A Guerra de Canudos aconteceu no interior da Bahia, entre os anos de 1893 a 1897, no governo de Prudente de Morais.
    6)O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública.
    7)A Política dos Governadores foi um acordo existente durante os primeiros anos da República Velha, em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições, e em troca estes, fazendo uso de seus coronéis, elegiam bancadas pró-Governo Federal para a Assembléia Legislativa, de forma que nem o governo federal, nem os governos estaduais enfrentassem qualquer tipo de oposição. Esta política foi a progenitora da política do café-com-leite, e certamente moldou diversas práticas políticas no Brasil atual.

    ResponderExcluir
  5. 1 : Politica do café com leite ,Voto de cabresto(consequencia do voto não secreto) ,Os governos oligárquicos , Politica dos governadores , Coronelismo .

    2: a ) O período entre os anos de 1889 e 1894 ficou conhecido como República da Espada. Tal nome foi empregado devido ao fato de o Brasil ter sido governado por uma junta militar !

    B ) Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto .

    3 : a ) ocorreu 10 a 16 de novembro de 1904

    b ) Na revolta da vacina, o objetivo dos revoltosos era não ser vacinado...e isso foi causado pela falta de divulgação do governo sobre a importância da vacina (não houve campanha sobre o assunto)... além disso, o uso de vacinas era novidade na época e a população achava que poderia ser alguma trama do governo para matar.

    4 : O voto é o maior instrumento utilizado pelas sociedades democraticamente organizadas para promoverem a escolha de seus representantes. No Brasil a evolução histórica do sistema eleitoral mostra grandes avanços na busca de mecanismos impeditivos e coibitivos dos instrumentos que maculam o voto, sobretudo a partir de 1932, quando o processo eleitoral foi entregue a Justiça Especializada Eleitoral. Após termos praticamente conseguido eliminar as fraudes eleitorais que ocorriam do alistamento a apuração, resta-nos ainda a árdua missão de combater o abuso do poder econômico, principalmente no que se refere ao financiamento das caras campanhas eleitorais.

    5 : Ocorreu entre 1896 a 1897 .

    6 : O voto de cabresto é um sistema de controle de poder político através do abuso de autoridade , obrigando homens a votar contra a vontade .

    7 : A Política dos Governadores foi um acordo existente durante os primeiros anos da República Velha, em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições, e em troca estes, fazendo uso de seus coronéis, elegiam bancadas pró-Governo Federal para a Assembleia Legislativa, de forma que nem o governo federal, nem os governos estaduais enfrentassem qualquer tipo de oposição. Esta política foi a progenitora da política do café-com-leite, e certamente moldou diversas práticas políticas no Brasil atual.

    Ariane Oliveira .

    ResponderExcluir
  6. 1-A República Velha está subdividida em dois períodos. A República da Espada, momento da consolidação das instituições republicanas, e a República Oligárquica, onde as instituições republicanas são controladas pelos grandes proprietários de terras.
    2-O período inicial da República brasileira, de 1891 a 1894 é conhecido como República da Espada. Foi um período governado por dois militares, os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
    b- governado por dois militares, os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto
    3-Revolta da Vacina foi uma revolta e manifestação popular ocorrida entre 10 a 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro, Brasil1 . O início do período republicano no Brasil foi marcado por vários conflitos e revoltas populares. O motivo que desencadeou isso foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola.
    b-Durante o mês de novembro de 1904, o Rio de Janeiro, então capital federal, foi palco de uma das maiores revoltas urbanas ocorridas no país: a Revolta da Vacina. Milhares de habitantes tomaram as ruas da cidade em violentos conflitos com a polícia. O motivo era uma polêmica medida adotada pelo governo de então: a vacinação obrigatória.
    4Como conseqüência da Proclamação da República em 1889, o Brasil adotou o republicanismo como forma de governo e o presidencialismo como sistema de governo. Este modelo só viria a ser aprovado diretamente pela populaçã
    5-Guerra de Canudos, ou Campanha de Canudos1 , foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897,então na comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.
    6-O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos
    7-A Política dos Governadores foi um acordo existente durante os primeiros anos da República Velha, em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições, e em troca estes, fazendo uso de seus coronéis, elegiam bancadas pró-Governo Federal para a Assembléia Legislativa, de forma que nem o governo federal, nem os governos estaduais enfrentassem qualquer tipo de oposição. Esta política foi a progenitora da política do café-com-leite, e certamente moldou diversas práticas políticas no Brasil atual.

    ResponderExcluir
  7. 1:é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública.
    2 a:Ganhou este nome, pois o Brasil foi governado por dois militares neste período: Marechal Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
    b:Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
    3a:16 de novembro de 1904
    b;que parassem a vacinacaõ e os seus direitos de viver em lugares melhores.
    4;mulhers nao podiam votar hoje pode,analfabetos nao votavam hoje votam.
    5;nordeste,no interior da bahia entre os anos 1893 a 1897.
    6;voto forçado.nas zonas rurais.
    7:foi um sistema politico nao oficial,idealizado e colocado em praticapelo presidente Campos Sales.

    ResponderExcluir
  8. 1-A Primeira República Brasileira, normalmente chamada de República Velha (1889-1930)

    Características :
    Ampliação do voto assegurado pela constituição de 1891; Apogeu do Coronelismo. O governo controla e manipula o processo eleitoral visando a consolidação oligárquico-republicana.

    2-A República da Espada teve seu início quando os militares lideraram o país politicamente entre os anos de 1889 a 1894. Assim que a monarquia foi derrubada, o governo provisório do marechal Deodoro da Fonseca guiou as decisões tomadas no Brasil.
    Neste período, foram tomadas algumas decisões de suma importância para o povo brasileiro. Ocorreu a separação oficial entre Igreja e Estado (fim do regime do Padroado), foi instituído o casamento civil e uma nova bandeira foi criada com o lema “Ordem e Progresso”.
    Apesar de implantada a República da Espada, surgiram as disputas entre qual seria o melhor modelo republicano a ser instaurado. Pelo lado dos militares, a idéia de um regime republicano centralizador era defendida. Mas as oligarquias rurais e os grandes cafeicultores paulistas se opuseram à idéia dos militares, pregavam a implantação de um regime republicano voltado aos estados, assim, não poderiam ser controlados economicamente e nem ter sua administração ameaçada. Queriam com esta proposta aumentar o poder de veto e ampliar seus interesses.
    Muitos consideram a República da Espada o primeiro período ditatorial no Brasil. As figuras chaves da época foram os marechais Floriano Peixoto e Deodoro da Fonseca. A repressão era forte contra os levantes populares e os simpatizantes de Dom Pedro II.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. b- governado por dois militares, os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto
      3-Revolta da Vacina foi uma revolta e manifestação popular ocorrida entre 10 a 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro, Brasil1 . O início do período republicano no Brasil foi marcado por vários conflitos e revoltas populares. O motivo que desencadeou isso foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola.
      b-Durante o mês de novembro de 1904, o Rio de Janeiro, então capital federal, foi palco de uma das maiores revoltas urbanas ocorridas no país: a Revolta da Vacina. Milhares de habitantes tomaram as ruas da cidade em violentos conflitos com a polícia. O motivo era uma polêmica medida adotada pelo governo de então: a vacinação obrigatória.
      4Como conseqüência da Proclamação da República em 1889, o Brasil adotou o republicanismo como forma de governo e o presidencialismo como sistema de governo. Este modelo só viria a ser aprovado diretamente pela populaçã
      5-Guerra de Canudos, ou Campanha de Canudos1 , foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897,então na comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.
      6-O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos
      7-A Política dos Governadores foi um acordo existente durante os primeiros anos da República Velha, em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições, e em troca estes, fazendo uso de seus coronéis, elegiam bancadas pró-Governo Federal para a Assembléia Legislativa, de forma que nem o governo federal, nem os governos estaduais enfrentassem qualquer tipo de oposição. Esta política foi a progenitora da política do café-com-leite, e certamente moldou diversas práticas políticas no Brasil atual.

      Excluir
  9. 1) é o coronelismo e o voto não era secreto

    2)a)Tal nome foi empregado devido ao fato de o Brasil ter sido governado por uma junta militar,
    b)Deodoro da Fonseca, Floriano Peixoto

    3)Em 16 de novembro de 1904
    b) melhores condições de vida

    4) o voto que hoje e secreto e antes era aberto e agora as mulheres votam e antes não

    5)A Guerra de Canudos aconteceu no interior da Bahia, entre os anos de 1893 a 1897

    6)foio voto forçado

    7)A política dos governadores foi um sistema político não oficial, idealizado e colocado em prática pelo presidente Campos Sales , que consistia na troca de favores políticos entre o presidente da República e os governadores dos estados.

    ResponderExcluir
  10. 1-A República Velha está subdividida em dois períodos. A República da Espada, momento da consolidação das instituições republicanas, e a República Oligárquica, onde as instituições republicanas são controladas pelos grandes proprietários de terras.
    2-O período inicial da República brasileira, de 1891 a 1894 é conhecido como República da Espada. Foi um período governado por dois militares, os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
    b- governado por dois militares, os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto
    3-Revolta da Vacina foi uma revolta e manifestação popular ocorrida entre 10 a 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro, Brasil1 . O início do período republicano no Brasil foi marcado por vários conflitos e revoltas populares. O motivo que desencadeou isso foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola.
    b-Durante o mês de novembro de 1904, o Rio de Janeiro, então capital federal, foi palco de uma das maiores revoltas urbanas ocorridas no país: a Revolta da Vacina. Milhares de habitantes tomaram as ruas da cidade em violentos conflitos com a polícia. O motivo era uma polêmica medida adotada pelo governo de então: a vacinação obrigatória.
    4Como conseqüência da Proclamação da República em 1889, o Brasil adotou o republicanismo como forma de governo e o presidencialismo como sistema de governo. Este modelo só viria a ser aprovado diretamente pela populaçã
    5-Guerra de Canudos, ou Campanha de Canudos1 , foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897,então na comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.
    6-O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos
    7-A Política dos Governadores foi um acordo existente durante os primeiros anos da República Velha, em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições, e em troca estes, fazendo uso de seus coronéis, elegiam bancadas pró-Governo Federal para a Assembléia Legislativa, de forma que nem o governo federal, nem os governos estaduais enfrentassem qualquer tipo de oposição. Esta política foi a progenitora da política do café-com-leite, e certamente moldou diversas práticas políticas no Brasil atual.

    ResponderExcluir
  11. 1-A República Velha está subdividida em dois períodos. A República da Espada, momento da consolidação das instituições republicanas, e a República Oligárquica, onde as instituições republicanas são controladas pelos grandes proprietários de terras.
    2-O período inicial da República brasileira, de 1891 a 1894 é conhecido como República da Espada. Foi um período governado por dois militares, os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
    b- governado por dois militares, os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto
    3-Revolta da Vacina foi uma revolta e manifestação popular ocorrida entre 10 a 16 de novembro de 1904 na cidade do Rio de Janeiro, Brasil1 . O início do período republicano no Brasil foi marcado por vários conflitos e revoltas populares. O motivo que desencadeou isso foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola.
    b-Durante o mês de novembro de 1904, o Rio de Janeiro, então capital federal, foi palco de uma das maiores revoltas urbanas ocorridas no país: a Revolta da Vacina. Milhares de habitantes tomaram as ruas da cidade em violentos conflitos com a polícia. O motivo era uma polêmica medida adotada pelo governo de então: a vacinação obrigatória.
    4Como conseqüência da Proclamação da República em 1889, o Brasil adotou o republicanismo como forma de governo e o presidencialismo como sistema de governo. Este modelo só viria a ser aprovado diretamente pela populaçã
    5-Guerra de Canudos, ou Campanha de Canudos1 , foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897,então na comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.
    6-O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos
    7-A Política dos Governadores foi um acordo existente durante os primeiros anos da República Velha, em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições, e em troca estes, fazendo uso de seus coronéis, elegiam bancadas pró-Governo Federal para a Assembléia Legislativa, de forma que nem o governo federal, nem os governos estaduais enfrentassem qualquer tipo de oposição. Esta política foi a progenitora da política do café-com-leite, e certamente moldou diversas práticas políticas no Brasil atual.

    ResponderExcluir
  12. 1:voto comprado mulheres nao podiam votar nem analfabetos
    2:porque tinham como lideres militantes do exercito..
    2b:Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, e foram comuns os levantes populares, e a repressão a focos de resistência simpáticos ao Imperador Dom Pedro II e à restauração da monarquia.
    3a:A campanha de vacinação obrigatória é colocada em prática em novembro de 1904
    3b:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4Como conseqüência da Proclamação da República em 1889, o Brasil adotou o republicanismo como forma de governo e o presidencialismo como sistema de governo. Este modelo só viria a ser aprovado diretamente pela populaçã
      5-Guerra de Canudos, ou Campanha de Canudos1 , foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897,então na comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.
      6-O voto de cabresto é um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos
      7-A Política dos Governadores foi um acordo existente durante os primeiros anos da República Velha, em que o Governo Federal apoiava os governos estaduais sem restrições, e em troca estes, fazendo uso de seus coronéis, elegiam bancadas pró-Governo Federal para a Assembléia Legislativa, de forma que nem o governo federal, nem os governos estaduais enfrentassem qualquer tipo de oposição. Esta política foi a progenitora da política do café-com-leite, e certamente moldou diversas práticas políticas no Brasil atual.

      Excluir
    2. A Primeira República Brasileira, normalmente chamada de República Velha (em oposição à República Nova, período posterior, iniciado com o governo de Getúlio Vargas), foi o período da história do Brasil que se estendeu da proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, até a Revolução de 1930 que depôs o 13º e último presidente da República Velha Washington Luís. Nesse período o Brasil foi nomeado de Estados Unidos do Brasil, o mesmo nome da constituição de 1891, também promulgada nesse período.1

      A República Velha é dividida pelos historiadores em dois períodos. O primeiro período, chamado de República da Espada, foi dominado pelos setores mobilizados do Exército apoiados pelos republicanos, e vai da Proclamação da República do Brasil, no 15 de Novembro de 1889, até a eleição do primeiro presidente civil, Prudente de Moraes. A República da Espada teve viés mais centralizador do poder, em especial por temores da volta da Monarquia, bem como para evitar uma possível divisão do Brasil.2

      O segundo período ficou conhecido como República Oligárquica, e se estende de 1894 até a Revolução de 1930. Caracterizou-se por dar maior poder para as elites regionais, em especial do sul e sudeste do país.3 As oligarquias dominantes eram as forças políticas republicanas de São Paulo e Minas Gerais, que se revezavam na presidência. Essa hegemonia paulista e mineira denomina-se política do café com leite, em razão da importância econômica da produção de café paulista e de leite mineiro para a economia brasileira da época. (cristyan rosa )

      Excluir