segunda-feira, 7 de março de 2016

ATIVIDADE 1

Olá meus amigos,

depois de meses de inatividade retomamos com o Blog. Já é o nosso terceiro ano juntos, nos quais compartilhamos amizades, conhecimentos, entretenimento e dentre outros valores positivos. Aprendemos muito nesses anos e para esse derradeiro iremos, na medida do possível, inovar o nosso espaço. Vamos lançar o Blog 2.0, no qual vocês serão os personagens principais deste espaço.

AGUARDEM!


Após este relato vamos a nossa atividade de hoje...

Quero que vocês pesquises um dos momentos mais importantes da histórica econômica do Brasil Republicano. Estamos falando do Ciclo da Borracha. Este matéria, tão comum nos dias de hoje, surgiu maciçamente no final do seculo XX e revolucionar a indústria mundia.

Sobre o tema pesquise:

1) Quanto tempo durou o Ciclo da Borracha no Brasil?

2) De onde é extraído a Borracha?

3) Quais as regiões produtoras do látex da borracha naquele momento?

4) Quais as consequências deste período para a sociedade borracheira?

5) Porque a extração da borracha no Brasil entrou em declínio?


8 comentários:

  1. 1) 1879 a 1912
    2)na amazonica
    3)estado do para e amazona
    4)a falta de emprego
    5)eles passaram a produzir em larga escala e custos baixos os produtos na asia joao vitor da silva

    ResponderExcluir
  2. 1) O ciclo da borracha viveu seu auge entre 1879 e 1912.
    2)Descoberta da borracha. A borracha era conhecida dos nativos da Amazônia, mas somente nos séculos XVI e XVII viajantes europeus encontraram, em alguns países da América do Sul e da América Central, índios com o corpo coberto por um líquido leitoso obtido do corte de certas árvores.
    3)As principais regiões produtoras de borracha eram os estados do Pará e Amazonas.
    4)Entre 1910 e 1920, a crise da seringa amazônica levou diversos aviadores à falência e endividou os cofres públicos que estocavam a borracha na tentativa de elevar os preços.

    Esse duro golpe sofrido pelos produtores de borracha da região norte ainda pode ser compreendido em razão da falta de estímulo do governo imperial.
    5)
    Ciclo da Borracha
    História do Brasil

    COMPARTILHE

    CURTIDAS
    0

    PUBLICIDADE

    A utilização da borracha foi desenvolvida em função das diversas descobertas científicas promovidas durante o século XIX. Inicialmente, o látex era comumente utilizado na fabricação de borrachas de apagar, seringas e galochas. Anos mais tarde, os estudos desenvolvidos pelo cientista Charles Goodyear desenvolveu o processo de vulcanização através do qual a resistência e a elasticidade da borracha foram sensivelmente aprimoradas.

    A vulcanização possibilitou a ampliação dos usos da borracha, que logo seria utilizada como matéria-prima na produção de correias, mangueiras e sapatos. A região amazônica, uma das maiores produtoras de látex, aproveitou do aumento transformando-se no maior pólo de extração e exportação de látex do mundo. No curto período de três décadas, entre 1830 e 1860, a exportação do látex amazônico foi de 156 para 2673 toneladas.

    A mão-de-obra utilizada para a extração do látex nos seringais era feita com a contratação de trabalhadores vindos, principalmente, da região nordeste. Os seringueiros adotavam técnicas de extração indígenas para retirar uma seiva transformada em uma goma utilizada na fabricação de borracha. Não constituindo em uma modalidade de trabalho livre, esses seringueiros estavam submetidos ao poder de um “aviador”. O aviador contratava os serviços dos seringueiros em troca de dinheiro ou produtos de subsistência.

    A sistemática exploração da borracha possibilitou um rápido desenvolvimento econômico da região amazônica, representado principalmente pelo desenvolvimento da cidade de Belém. Este centro urbano representou a riqueza obtida pela exploração da seringa e abrigou um suntuoso projeto arquitetônico profundamente inspirado nas referências estéticas européias. Posteriormente atingindo a cidade de Manaus, essas transformações marcaram a chamada belle époque amazônica.

    No início do século XX, a supremacia da borracha brasileira sofreu forte declínio com a concorrência promovida pelo látex explorado no continente asiático.RAPHAELA 9M1

    ResponderExcluir
  3. 1)O ciclo da borracha viveu seu auge entre 1879 e 1912,
    2)O ciclo da borracha está relacionado com a extração de látex e comercialização da borracha. Teve o seu centro na região amazônica, e proporcionou expansão da colonização, atração de riqueza.
    3)As principais regiões produtoras de borracha eram os estados do Pará e Amazonas.
    4)Na década de 1910, empresários holandeses e ingleses entraram no lucrativo mercado mundial de borracha. Passaram a produzir, em larga escala e custos baixos, o produto na Ásia (Ceilão, Indonésia e Malásia).
    5)A crise da seringa entre 1910 e 1920 levou a falência muitos empresários, além de endividar os cofres públicos que estocavam o material para elevação de preços.VITORIA.H.9M1.

    ResponderExcluir
  4. 1)durol de 1942 e 1945

    2)da Seringueira

    3)rande impulso ao crescimento de Manaus, Porto Velho e Belém, até hoje capitais e maiores centros de seus respectivos estados, Amazonas, Rondônia e Pará.

    4). A concorrência fez com que, no começo da década de 1920, a exportação da borracha brasileira caísse significativamente.

    5)A vulcanização possibilitou a ampliação dos usos da borracha, que logo seria utilizada como matéria-prima na produção de correias, mangueiras e sapatos.

    willyan 9m1

    ResponderExcluir
  5. 1 O ciclo da borracha foi um momento importante da história econômica e social do Brasil, relacionado com a extração de látex e comercialização da borracha. Teve o seu centro na região amazônica, e proporcionou expansão da colonização, atração de riqueza, transformações culturais e sociais, e grande impulso ao crescimento de Manaus, Porto Velho e Belém, até hoje capitais e maiores centros de seus respectivos estados, Amazonas, Rondônia e Pará. No mesmo período, foi criado o Território Federal do Acre, atual Estado do Acre, cuja área foi adquirida da Bolívia, por meio da compra no valor de 2 milhões de libras esterlinas, em 1903. O ciclo da borracha viveu seu auge entre 1879 e 1912, tendo depois experimentado uma sobrevida entre 1942 e 1945, durante a II Guerra Mundial (1939-1945).

    2 Do Látex liquido branco viscoso da seringueira, a borracha é fabricada, só que fica vunerável a perecer, ai passa por um processo quimico para torná-la imperecivel e límpo

    3 mato groso bahia sao paulo

    4 a falta de emprego
    5 eles pasaram aproduzir em larga escala e custos baixo os produtos na asia

    igor petrick

    ResponderExcluir
  6. 1-Dentro da historiografia brasileira é chamado de ciclo da borracha o período que vai de 1879 a 1912, onde a exportação de borracha in natura proporcionou à região norte uma proeminência econômica e social inédita dentro do país. Um outro breve e menos conhecido ciclo da borracha ocorreria durante a Segunda Guerra Mundial, mas pelo breve período de 1942 a 1945.


    2-conhecida pelos nomes comuns de seringueira e árvore-da-borracha[1] , é uma árvore da família das Euphorbiaceae. Apresenta folhas compostas, flores pequeninas e reunidas em amplas panículas. Sua madeira é branca e leve e, de seu látex, se fabrica a borracha. Seu fruto encontra-se em uma grande cápsula com sementes ricas em óleo, que pode servir de matéria-prima para resinas, vernizes e tinta



    3-São Paulo,Mato Grosso,Bahia,Espírito Santo,

    4-a falta de emprego

    5-eles passaram a produzir em larga escala em custos baixos os produtos da asia

    ~~douglas lima~ ~dg~

    ResponderExcluir
  7. 1)ciclo da borracha viveu seu auge entre 1879 e 1912, tendo depois experimentado uma sobrevida entre 1942 e 1945, durante a II Guerra Mundial (1939-1945).
    2)Estraida de seringueiras
    3)amazonas,para,acre,manaus,Rondônia,porto velho,belém.
    4)ciclo da borracha foi um momento importante da história econômica e social do Brasil, relacionado com a extração de látex e comercialização da borracha.
    5)o látex ficou escasso .
    Diogenes Pedro de Oliveira

    ResponderExcluir
  8. 1 o período que vai de 1879 a 1912,
    2 da Seringueira
    3Teve o seu centro na região amazônica, e proporcionou expansão da colonização, atração de riqueza, transformações culturais e sociais, e grande impulso ao crescimento de Manaus, Porto Velho e Belém, até hoje capitais e maiores centros de seus respectivos estados, Amazonas, Rondônia e Pará. No mesmo período, foi criado o Território Federal do Acre, atual Estado do Acre, cuja área foi adquirida da Bolívia, por
    lucas

    ResponderExcluir