terça-feira, 19 de setembro de 2017

Era Vargas Revolta Constitucionalista

Olá amigos,

hoje vamos aprofundar mais sobre a Guerra Civil que se instaurou nos primeiros anos do governo de Getúlio Vargas, que, mesmo pelo curto intervalo de tempo, modificou os rumos da política brasileira daquele momento.
Portanto, mãos a obra.

O link abaixo pode ajudar a responder algumas perguntas.
 http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/Revolucao1932

1) Quanto tempo durou o conflito?

2) Observe a imagem abaixo:
Este cartaz foi espalhado por todo o Estado de SP, incentivando os paulistas a entrarem na guerra.


http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/cda_rev32(roberto_costa)-2.jpg

a) Qual a relação desta imagem com o início da Revolta Constiucionalista?

 3) Quais atitudes que os paulistas tiveram para arrecadar fundos para serem usados na guerra?


4) Identifique os personagens presentes na imagem abaixo


http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/cda_rev32(roberto_costa)-4.jpg

5) Observe a imagem












Resultado de imagem para revolta constitucionalista matraca
Essa arma chama Matraca e ela foi muito utilizada pelos paulistas durante a Guerra Civil em 1932. Foi um solução bastante prática e usual.
Como esta arma funcionava?

3 comentários:

  1. 1- 3 Meses/21 Dias

    2- Sociedade Secreta MMDC, Interessada Em Articular A Derrubada De Vargas

    3-

    Keslley, Sebastião, Josiel

    ResponderExcluir
  2. 1-3meses
    2-A guerra civil entre Brasil e SÃO Paulo
    3-Se o Partido Republicano Paulista (PRP) congregava as forças conservadoras do estado, por outro lado, o Partido Democrático de São Paulo desde o início se envolveu com a campanha da Aliança Liberal e com as articulações da Revolução de 1930. É sabido que o estado de São Paulo foi a principal base política da chamada República Velha e do sistema oligárquico por ela instaurado, ou seja, representava exatamente aquilo que o movimento de 1930 pretendia mudar.
    4-A ditadura no Brasil
    5-Por incrível que possa parecer este invento, de madeira e ferro, obra de um engenheiro de Piracicaba na Revolução de 1932 ( Otávio Teixeira Neme), foi utilizado na frente de batalha, para suprir a falta de munição. É fato histórico que o seu uso assustou as tropas getulistas e pode, por algum tempo, reter o seu avanço. De certa forma prova que os paulistas desejavam o bem da nação, afinal que mal poderia ela fazer aos adversários ? Eu ouvi o seu som no Museu Sto Ivo ( eles tem uma original e uma réplica) e impressiona mesmo, parece o som de uma matralhadora de alta intensidade.

    Carol e Geovane

    ResponderExcluir
  3. Não apenas as indústrias se mobilizaram para atender às necessidades de armamentos, mas também a população se uniu na chamada Campanha do Ouro para o Bem de São Paulo. 1-Durou 3 messes

    2-Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo – passaram a designar a sociedade secreta MMDC, interessada em articular a derrubada de Vargas.

    3-Não apenas as indústrias se mobilizaram para atender às necessidades de armamentos, mas também a população se uniu na chamada Campanha do Ouro para o Bem de São Paulo.

    ResponderExcluir